Campeão Inédito na América

Na Copa de 2014, a Alemanha conquistou seu quarto título mundial, tornando-se a primeira seleção europeia a vencer uma Copa do Mundo no continente americano.

O maior artilheiro da história

O atacante alemão Miroslav Klose marcou seu 16º gol em Copas, ultrapassando Ronaldo Fenômeno e se tornando o maior artilheiro da história do torneio. Esse gol histórico foi marcado justamente na partida contra o Brasil.

Maior Número de Gols Contra

A Copa de 2014 registrou o maior número de gols contra na história do torneio até então, com 12 no total.

E recorde de gols a favor

A Copa 2014 mal começou e um recorde foi quebrado: nunca a rede balançou tanto em uma primeira rodada de Copa do Mundo: foram 49 gols. Trata-se de uma média de 3,06 gols por partida, a maior desde 1958.

Eliminação de Campeões

Três campeões mundiais (Espanha, Itália e Inglaterra) foram eliminados na fase de grupos. Fato inédito até então na história dos mundiais.

Europa em baixa

Apenas seis europeus (Alemanha, Holanda, França, Grécia, Suíça e Bélgica) avançaram para as oitavas-de-final. Foi a menor participação europeia desde que esse modelo foi adotado pelo Mundial da FIFA, em 1986.

Restrições alimentares e pedidos inusitados

Enquanto algumas seleções se preocupavam em evitar certos animais no cardápio, como a Nigéria com seu veto peculiar a carne de porco, urso e elefante, outras faziam adaptações religiosas curiosas, a exemplo do Irã, que exigiu o selo halal para suas carnes e até cobriu uma chopeira da concentração do Corinthians, para manter a abstinência alcoólica. Já Portugal não economizou na saudade de casa, trazendo malas repletas de bacalhau e vinho do Porto, enquanto a Rússia ostentava um cardápio de 54 páginas com iguarias como língua de boi e sopas diárias. A Grécia, por sua vez, demonstrou um apetite pela cultura local, pedindo quitutes juninos nordestinos como pé de moleque e pamonha.

A final mais repetida da história

Alemanha e Argentina chegaram ao Maracanã para a sua terceira final de Copa (as anteriores haviam sido em 1986 e 1990) e um tira-teima: uma vitória para cada lado até então.

Cerveja liberada

Um dos pontos mais criticados foi a liberação de bebidas alcoólicas dentro dos estádio imposta pela FIFA. Depois de várias mortes nos estádios de futebol, o Brasil aprovou uma lei em 2003 que proíbe a venda de álcool nos estádios. A FIFA, no entanto, exigiu que o Brasil permitisse a venda de bebidas alcoólicas durante a Copa do Mundo porque um dos principais patrocinadores do evento, era uma marca de cervejas, que patrocina o mundial desde 1986. Em resposta, o Brasil aprovou uma lei que abriu caminho para a venda de bebidas alcoólicas durante o torneio.

Recorde africano

Ao golear a Coreia do Sul em partida pela primeira fase da Copa 2014, a Argélia se sagrou o primeiro país africano a marcar quatro gols em um jogo de Copa do Mundo.

Copa Sustentável (em partes)

Apesar de ter sido considerada a Copa mais poluente em emissão de CO₂, os estádios adotaram tecnologias para uso de água da chuva, energia solar e iluminação de baixo consumo.

Tecnologia da Linha do Gol

Esta foi a primeira Copa do Mundo a utilizar a tecnologia da linha do gol para evitar lances duvidosos. O primeiro gol confirmado por essa tecnologia foi na partida entre França e Honduras.

Goleada Histórica

A semifinal entre Brasil e Alemanha terminou com uma vitória alemã por 7 a 1, a maior derrota da história da seleção brasileira e a maior goleada em uma semifinal de Copa do Mundo.

Fonte: FIFA.com / Guia dos Curiosos / Folha

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Deixe um comentário