Casamento no gramado
Antes da partida entre Brasil e Noruega, um casal (brasileira e norueguês) se casou no centro do gramado com autorização da FIFA.
Teve técnico brasileiro sendo demitido DURANTE a Copa
Carlos Alberto Parreira era o atual campeão da Copa e menos de quatro anos depois se tornou o primeiro técnico a ser demitido durante um Mundial. Ele foi dispensado após ver sua equipe, a Arábia Saudita, perder os dois primeiros jogos na primeira fase: 1 a 0 para a Dinamarca na estreia e uma goleada por 4 a 0 contra a França.
Gol por dois países
Robert Prosinečki marcou um gol pela Croácia, tornando-se o primeiro jogador a marcar por dois países diferentes em Copas (já havia marcado pela Iugoslávia em 1990). O feito foi logo na estreia, quando Prosinečki marcou um dos gols da vitória croata contra o Japão, por 3 a 1.
Corta o cabelo!
O técnico da Argentina, Daniel Passarella, cortou dois craques de sua seleção por causa dos cabelos compridos! Caniggia e Redondo ficaram fora do time, porque o comandante baixou uma lei que que proibiu o uso de brincos, cabelos longos e tiaras pelos jogadores. Apenas Batistuta (craque que era cabeludo) foi convocado, mas mesmo assim precisou cortar um pouco seu cabelo.
É do Brasil!
Três jogadores brasileiros disputaram a Copa de 98 por naturalizados para outros países: o meia Wagner Lopes (Japão), o atacante Oliveira (Bélgica) e o lateral Clayton (Tunísia).
Batigol
Com os três gols marcados na goleada de 5 a 0 da Argentina sobre a Jamaica, Gabriel Batistuta tornou-se o primeiro jogador a marcar três gols em uma mesma partida em duas Copas distintas. Em 1994, ele havia feito três gols na vitória argentina sobre a Grécia, por 4 a 0. Recorde que persiste ainda hoje.
Oportunista
O dinamarquês Ebbe Sand foi o autor do gol mais rápido de um reserva na história das Copas do Mundo. Apenas 16 segundos após entrar em campo, o atacante marcou um gol na vitória por 4 a 1 sobre a Nigéria.
O torneio da frança de 1997
Um ano antes do Mundial, um pequeno torneio, somente para convidados, chamado Tournoi de France, foi realizado na França, com a participação da Itália, do Brasil, da Inglaterra e da anfitriã França. Foi nele que Roberto Carlos marcou aquele icônico gol de falta (que a bola faz uma curva incrível na barreira!). O campeão desse torneio foi a Inglaterra, tendo o Brasil como vice.
Mudanças na arbitragem
Foi a primeira Copa onde os quarto árbitros utilizaram placas digitais na hora de mostrar as substituições à beira do campo. Entrou em vigor também a recomendação de que carrinhos por trás seriam para cartão vermelho e pela primeira vez em uma Copa do Mundo, as equipes poderiam substituir até três jogadores.
O gol de ouro
Foi também a primeira vez em que a regra da “morte súbita” ou “gol de ouro” foi implementada. Era bem simples: jogo da segunda fase que terminasse empatado iria para a prorrogação e a equipe que marcasse primeiro vencia a partida imediatamente. O recurso foi utilizado apenas uma vez, na classificação da França contra o Paraguai, nas oitavas de final, quando Laurent Blanc marcou o gol da vitória aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Os mini craques conquistaram o Brasil
Foi a Copa onde apareceram os mini craques da Coca-Cola, que fizeram muito sucesso com o público brasileiro. Mas existiram também em outros países, como na Argentina.
Recorde Negativo
Rigobert Song, zagueiro de Camarões, tornou-se o 1º da história a ser expulso em 2 Copas. Ele havia sido expulso em 1994, contra a Seleção Brasileira na derrota por 3 a 0, após dar uma tesoura em Bebeto. Em 1998 ele foi expulso novamente, dessa vez contra o Chile, no terceiro jogo da fase de grupos. Curiosamente, quem igualou seu recorde foi Zidane, que também tomou cartão vermelho em 1998 e voltaria a levar um na fatídica final da Copa de 2006.
EUA x Irã fizeram o “jogo da paz”, vencido pelo Irã
Partida válida pela fase de grupos no Mundial da França foi aguardada com tensão por razões diplomáticas, mas partida teve flores e ambiente pacífico, em inédito triunfo iraniano.
Tensões Políticas e Futebol: Irã e EUA na Copa de 1998
O jogo entre Irã e EUA na Copa de 1998 simbolizou um momento de trégua política, com a vitória do Irã e momentos de paz antes da partida.
Leia maisFoi a primeira Copa com a popularização da Internet
E gerou um site oficial maravilhoso:
Fonte: UOL / Guia dos Curiosos / Especial Copa do Mundo – UOL




Deixe um comentário