Durante a Copa do Mundo de 1938, na França, um dos momentos mais curiosos da história do futebol brasileiro foi protagonizado pelo “Diamante Negro”, Leônidas da Silva. Em uma partida épica contra a Polônia, que terminou com a vitória do Brasil por 6 a 5 na prorrogação, Leônidas marcou um de seus três gols de uma maneira inusitada: descalço.

O jogo, disputado em Estrasburgo, foi um verdadeiro espetáculo de gols e reviravoltas, com o gramado se transformando em um lamaçal devido à forte chuva que caía. No calor da partida, em um determinado lance, a chuteira de Leônidas se rompeu ou escorregou em meio à lama. Em vez de interromper o jogo ou esperar por um calçado novo, o atacante brasileiro, acostumado com as peladas de rua, simplesmente continuou a jogada sem uma das chuteiras.

Foi nesse momento que a lenda nasceu. Após um rebote da defesa polonesa em uma cobrança de falta, a bola sobrou para Leônidas, que, com seu pé descalço, chutou de primeira e balançou as redes. Em entrevista à TV Cultura na década de 1970, o próprio Leônidas confirmou o feito: “Ia ser cobrada uma falta contra a Polônia e eu fiquei desuniformizado. Chovia, o juiz não se apercebeu. Nós não tínhamos meias brancas. Na época jogávamos de meias pretas. Então, com a lama, o juiz talvez não tenha observado. Eu fiquei na jogada, a bola bateu na barreira, voltou para mim, eu complementei o lance e fiz o gol”.

Na época, a regra permitia tal situação, e o gol foi validado, para a surpresa e deleite dos presentes. A imagem de Leônidas, o “Homem de Borracha” (apelido que ganhou por sua elasticidade e lances plásticos como a bicicleta), marcando um gol em uma Copa do Mundo sem chuteira, em um gramado enlameado, ficou eternizada no folclore do futebol. Embora hoje em dia um gol assim provavelmente seria anulado, em 1938, ele representou a ousadia e a genialidade de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, que viria a ser o artilheiro e melhor jogador daquele Mundial.

Fonte: Museu da Pedalada / TV Cultura


Deixe um comentário

OS MAIS LIDOS:

Receba mais histórias da Copa diretamente em seu e-mail, gratuitamente. Assine a Newsletter:

Siga nosso Instagram: