
A imagem não está mostrando o meião bastante usado. Você está vendo bem. A Seleção Brasileira usou em duas oportunidades os meiões na cor cinza durante a campanha do tricampeonato: contra a Inglaterra e contra o Peru.
O motivo oficial é desconhecido, mas existem duas teorias para essa incomum combinação de uniformes da Seleção.
A primeira é de que não haviam outras cores disponíveis. A CBF sempre foi muito conservadora com as cores do uniform do Brasil, em especial após 1950 e a superstição com o branco completo. Tanto era que o Brasil não tinha meiões reservas, apenas os brancos, que eram parte da composição oficial do uniforme amarelo. A primeira vez que os meiões azuis apareceram foi na Copa do Mundo de 1990, por exemplo.
Então, em 1970, o Brasil não tinha um par de meiões reservas e a Fifa não permitiu um conflito de meiões em 1970 contra adversários que usavam o branco. A grande questão é: se o Brasil teve que mudar, por que cinza? Bem, em primeiro lugar, não foi azul porque o Brasil não tinha meiões azuis naquela época e acabou optando por um tom mais escuro, mas ainda similar ao que já usava. Para quem vê as imagens da época, é até difícil notar a diferença.
A outra hipótese, defendida por muita gente, é pura e simplesmente a superstição. O Botafogo era (ao lado do Santos) um dos principais times do país na época e multivencedor. Zagallo, conhecido supersticioso e ídolo do alvinegro, teria sido quem sugeriu usar o meião cinza, como o Fogão utilizava, quando a FIFA pediu para acontecer a mudança do Branco.
Fonte: uniformescfc



Deixe um comentário