No dia 17 de julho a conquista do Tetracampeonato mundial nos gramados dos Estados Unidos completará três décadas. Para celebrar a data, relembrar histórias e reavaliar a importância daquela seleção, o publicitário Raphael Evangelista e o jornalista Fábio Mendes lançam o livro “30 Histórias do Tetra”. A obra conta com depoimentos exclusivos do técnico Carlos Alberto Parreira e prefácio de Jorginho, lateral-direito em 1994.

O livro cobre todo o ciclo da Copa, a começar pelo trabalho da seleção brasileira após o fiasco na Copa de 1990, as seguidas trocas de treinador e o momento em que Carlos Alberto Parreira assume a equipe. O livro narra também a tumultuada fase das Eliminatórias – quando o Brasil sofreu sua primeira derrota nesta etapa qualificatória – e as fortes críticas sofridas neste período. E, claro, a grande aventura nos Estados Unidos em busca de um título que não vinha há 24 anos.
Além dos fatos históricos mais conhecidos, “30 Histórias do Tetra” traz curiosidades e fatos menos conhecidos da campanha brasileira. Mostra ainda um pouco da trajetória de figuras fundamentais para a conquista, como Romário, Bebeto, Parreira e outros.
“30 Histórias do Tetra” faz ainda uma ambientação de como era o Brasil e o Mundo no período, enfocando a importância de diversas figuras para a seleção brasileira na época, como o locutor Galvão Bueno e, principalmente, o piloto Ayrton Senna, que morreu meses antes da Copa e acabou sendo um inspirador para todo o elenco.
“Em uma época pré-internet, a forma de a seleção se relacionar com a imprensa e o povo era totalmente diferente do que acontece hoje. E esse aspecto é um dos trunfos do livro”, comenta Fábio Mendes, que era adolescente e acompanhou com atenção todos os passos da conquista. Raphael Evangelista conta que sempre quis mergulhar mais nas histórias do Tetra, por ser a primeira copa com a qual teve um maior contato, e comenta que o livro serviu também para que aquela Seleção recebesse uma nova perspectiva. “Diferentemente do que se acostumou a ser dito, aquela Seleção não ganhou por um acaso. Jogou muita bola e mereceu vencer”.
O livro é mais um dos trabalhos dos autores voltado ao futebol de um modo geral e à Copa do Mundo em particular. Evangelista comanda desde junho de 2022 o site Enciclopédia das Copas, que traz artigos e reportagens relembrando fatos históricos e curiosidades sobre os mundiais desde a primeira edição, em 1930. Mendes é autor do livro “Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958”, que denuncia o racismo na seleção brasileira dos anos 1950 e como Pelé e Garrincha quase não jogaram na Suécia devido ao preconceito racial.
O livro foi lançado nesta sexta-feira (12), inicialmente em versão digital, para a plataforma Kindle.
Assinantes do serviço Kindle Unlimited terão acesso gratuito.

VEJA TAMBÉM
O Nariz Quebrado e a Polêmica entre Luis Enrique e Tassotti na Copa de 94
Numa época em que o VAR ainda não existia, imagens foram usadas para punir o zagueiro italiano por agressão em campo
Keep readingRigobert Song: O Jogador Mais Novo Expulso em Copa do Mundo
Ser expulso de campo é o pesadelo de qualquer jogador de futebol, especialmente em um palco global como a Copa do Mundo da FIFA. Para Rigobert Song Bahanag, os “cartões de visita” talvez tenham chegado cedo demais em sua carreira. Song surgiu no cenário futebolístico muito jovem. Devido às suas habilidades e segurança na defesa,…
Keep readingAyrton Senna: o padroeiro do tetra em 1994
O genial piloto chegou a fazer um pacto com os jogadores para conquistar dois tetras em 1994: o de futebol e o da Fórmula 1. O acidente na curva Tamburello interrompeu o sonho de Senna, mas os jogadores se motivaram a levantar a taça em sua homenagem
Keep reading



Deixe um comentário